A Cabanha Mutá é a consolidação de um sonho de menino. A paixão pelo cavalo crioulo vem de longa data, bem antes da aquisição do primeiro cavalo crioulo registrado(Lorde 190 do Peñarol, em 1991).


      Em 1999, iniciamos a criação de cavalos crioulos de uma maneira mais séria e nossa primeira égua adquirida foi um ventre da Junco, sangue Aniversário e Hornero. A partir daí, vieram muitos outros animais e a paixão pelo cavalo crioulo só fez aumentar.


      Minha família sempre foi de ‘à cavalo’. Gerações e mais gerações camperearam pelas terras de Minas do Leão, em pingos crioulos ancestrais.

FAZENDA DO LEÃO


 "Essa história iniciou quando meu tataravô Ciriaco Souza,vindo de Paysandu, Uruguai adquiriu a Fazenda do Leão lá pelo final do século XIX ,onde criava gado e cavalos crioulos.  Foi enterrado em 1902 ,no cemitério de pedra de nossa família ,que ainda pertence à nossa propriedade."

História da manada de Don Ciriaco Souza

Cabanha Mutá


Este atavismo nos faz sonhar com um cavalo perfeito, mágico.

           Sediada em Palmares do Sul/RS , a Cabanha Mutá estrutura-se em campos de excelente qualidade, que permitem a adequada criação, doma e treinamento de seus cavalos.

Usamos em nossa manada, uma base de éguas tobianas, filhas de Compadron Puacá e trabalhamos com reprodutores funcional e morfologicamente comprovados, buscando beleza, aliada à funcionalidade e docilidade.

 Participamos ativamente das provas funcionais da Raça Crioula, especialmente paleteadas e Freio de Ouro, com a certeza de que o grande valor de um bom cavalo crioulo é montá-lo.


 
Olhamos para o futuro com otimismo e com o orgulho de saber que este pequeno grande cavalo, que já participou da construção de nosso Estado, hoje avança pelo Brasil e outros países, mostrando a força e a pujança desta nobre raça.


Anthero Sarmento Ferreira.